14 Livros Para Trabalhar Consciência Negra – Indicação
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Olá amigos tudo certinho? Dia 20 de novembro comemoramos o dia da consciência negra.
 Então fiz uma pesquisa de livros para indicar para vocês que estão procurando trabalhar o tema.
Se você quiser mais informações de preço ou adquiri-lo clique nas imagens.


 Compre aqui

Meu Avô Africano

O garoto Vítor Iori descobre que a vinda dos africanos para o Brasil foi bem diferente da dos imigrantes europeus. Ele aprende com seu avô Zinho a história de seus antepassados, como era a vida no período da escravidão, a origem de seu próprio nome e descobre a importância de preservar as raízes de seu povo. Com a ajuda de sua tia e de seu avô, Vítor apresentará na escola um trabalho que será uma verdadeira aula sobre a riqueza da cultura africana.


 Compre AquiAfricanidades – a Historia Dos Africanos No Brasil – Acompanha CD


Neste livro, vamos fazer uma viagem no tempo e descobrir como aconteceu a chegada dos africanos no nosso país e quais as suas contribuições para a cultura brasileira, como a música, a religiosidade, a linguagem, as festas populares, as lendas, a culinária, entre outros. Todas essas manifestações culturais são maravilhosas e vale a pena conhecê-las mais de perto! Acompanha 1 CD com jogos para PC e lindas cantigas.

 Compre Aqui

Histórias Africanas para Contar e Recontar


A mata escura, as crianças em volta da fogueira. O céu estrelado. É hora de ouvir histórias. Conduzidos pelas palavras de Rogério Andrade Barbosa, ingressamos no universo mágico dos contos africanos.







O Menino Marrom



Esta é a história de um menino marrom, mas fala também de um menino cor-de-rosa. São dois perguntadores inveterados que querem descobrir juntos os mistérios das cores. “Quem inventou que o contrário de preto é branco?”.“Se um de nós é marrom e outro não é exatamente branco, por que nos chamam de preto e branco?”. São muitas as perguntas, e muitas serão as descobertas.


Compre Aqui

A mbira da beira do rio Zambeza


O ‘Zambeza’ é um importante rio do Zimbábue, um país africano cujo nome significa ‘morada das pedras’. Lá vive Chaka, um menino do povo xona que gosta de tocar a mbira, um instrumento que soa com as águas do rio e que agrada aos vadzimu, espíritos protetores de seu povo.
Em ‘A mbira da beira do ri Zambese’ os leitores vão conhecer um pouco da história da mbira e também ouvir seu delicado som, no CD que Décio Gioielli gravou especialmente para o livro.

 Compre Aqui


Gosto de África – Histórias de Lá e Daqui



Histórias daqui e dá África, contando mitos, lendas e tradições negras. Com um olhar crítico e afetuoso, fala também de personagens da História do Brasil e de um tempo de escravidão, luta e liberdade, nos ajudando a compreender melhor nossa cultura.










Betina


Sobre a cabeça que pensa e recorda nada melhor que colocar tranças. O penteado requer mãos habilidosas e uma grande alegria de reafirmar valores ancestrais. Com esses elementos, é possível entrelaçar cabelos e aproximar cabeças que pensando juntas pensam muito melhor. A lição do penteado, Betina aprendeu da amorosa avó e a avó aprendeu com a mãe dela que aprendeu com outra mãe que tinha aprendido com uma tia. Só que Betina foi além e espalhou a lição para filhas e filhos, mães e avós que não eram os dela. Ela abriu um salão de beleza diferente e ficou conhecida em vários lugares do país. Mas Nilma Lino Gomes tem muito mais detalhes deliciosos dessa linda história.





 Compre Aqui

O Casamento da Princesa


Celso Sisto nos presenteia com uma belíssima adaptação de um conto popular originário da África Ocidental. O casamento da princesa é uma história repleta de simbologia e significados. Abena é uma princesa africana disputada por seus pretendentes: o Fogo e a Chuva. Ambos terão de passar por uma prova de resistência para conseguir a mão da filha do Rei.















 Compre aquiMeninas Negras


Griot é o contador de histórias africano que passa a tradição dos antepassados de geração em geração. O objetivo dessa coleção é trabalhar a identidade afrodescendente na imaginação infantil. E é justamente à imaginação que esses livros falam a partir de uma composição sensível, de textos curtos e poéticos, associados a belas ilustrações. Modo lúdico de reforçar a autoestima da criança a partir da valorização de seus antepassados, de sua cultura e de sua cor.








 Compre Aqui


Que Cor É A Minha Cor? 


Griot-Mirim é uma coleção para livros infantis que tratam das culturas Africana e Afro-brasileira direcionadas para as crianças. Estes três primeiros livros, sem propriamente uma história, apresentam a cultura africana no Mundo da imaginação infantil, tendo como objetivo reforçar a auto-estima da criança a partir da valorização dos seus antepassados, da sua cultura e da sua cor.





 Compre Aqui

Chico Juba


 O Chico é corajoso feito um leão e tem a imaginação do tamanho de sua juba! Ele é um grande inventor de xampus que pretende solucionar as incríveis reviravoltas de suas mechas. Essa não é uma tarefa fácil e Chico não poupará nenhuma de suas mirabolantes receitas. Seus esforços o levarão a incrível descoberta de que podemos brilhar sendo quem somos: o segredo é cuidar das raízes.




 Compre Aqui




Menina Bonita Do Laço De Fita



Quando eu casar quero ter uma filha bem pretinha´ suspirava o coelho branco. ´Preciso conhecer o segredo. A menina não sabia, mas acabou inventando receitas, e já estava preparando uma história de feijoada quando sua mãe deu ao coelhinho uma pista.

 Compre AquiO Segredo Das Tranças e Outras Histórias Africanas

Os contos reunidos neste livro vêm de cinco países de língua portuguesa, situados em distantes pontos da África: Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. O segredo das tranças (Angola): Narra a história de uma jovem viúva que se casa com um homem bem mais velho, cheio de mistérios. Ele usa quatro tranças, cada uma com um nome diferente e sigiloso.




Kirikú e a Feiticeira – Lenda Adaptada

Há muitos e muitos anos, numa pequena aldeia perdida no grande continente africano, nasceu Kirikú. O pequeno Kirikú era rápido, esperto, muito perguntador e corajoso. Sinta-se convidado a descobrir o universo fantástico de Kirikú!













O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta.

Salmos 23:1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias