Ajudante do Dia – Dicas
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp
Na sala de aula tem sempre pequenas tarefas que podem ser feitas pelas crianças, valorizando-as , ao mesmo tempo que oportuniza responsabilidades e desenvolve a cooperação. Para essas tarefas temos a colaboração do
AJUDANTE DO DIA.

É interessante fazer um crachá de Ajudante do Dia (pode ter ou não o nome da criança, ou só a palavra AJUDANTE, em letras coloridas e alegres), para que ele possa ser identificado pelos colegas que precisarem de alguma ajuda, valorizando sua colaboração e fortalecendo a confiança entre os alunos.
De um modo geral, as crianças gostam da tarefa, mas se alguma não quiser participar não deve ser forçada, seu desejo de não ser Ajudante deve ser respeitado sem maiores perguntas. (não pergunte por que ou faça sermão, pois, provavelmente, no decorrer do ano a criança mudará de idéia e sua colaboração deverá ser aceita, também sem indagações do porque da mudança).
Deve ser feita uma escala de participantes e, se possível colar em um local visível da sala de aula, para que se saiba quem é o Ajudante do dia e também da próxima aula.

Ao começar o ano letivo a professora poder
á fazer uma roda de conversa e explicar a necessidade de ter um Ajudante na sala, e que cada dia será uma criança diferente, este poderá ser estabelecida pela ordem alfabética dos nomes dos alunos, explicar também as funções do Ajudante do Dia.

O professor poder
á usar as figuras abaixo para mostrar as crianças as funções do
AJUDANTE DO DIA:

(clique nas imagens para ampliar)









“Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus
para convosco.”

(1 Tessalonicenses 5:18)

9 respostas

  1. Oi Greice, tudo bem?
    Quando professora da Ed. Infantil e séries iniciais utilizei por diversas vezes este recurso. Penso que o mesmo é uma forma do aluno sentir que tb faz parte do processo ensino aprendizagem. Com certeza ele vai ter mais vontade de partcipar das aulos, pois não é um mero ouvinte mais atuante no processo.
    Um grande abraço
    Maristela

  2. Oi !

    hoje estou lhe escrevendo para te perguntar sobre um assunto muito importante para mim!

    é que eu sou um "tio-amigo" de uma criança….sou muito chegado aos pais dela… e por isso a menina é minha "sobrinha"

    é que os pais estão tendo dificuldades em relçaão a por limites na menina, que esta bastante manhosa

    eles são adeptos de alimentação e medicina natural e não querem dar uma "educação neurótica" para a menina

    o problema é que nao estamos encontrando a terminologia certa……

    qual é o nome do tipo de educação que estamos procurando?

    educação natural? ou alternativa? ou macrobiotica?

    acho que voce deve saber do que eu estou falando, ne?

    sei que voce deve receber muitos e-mails….mas por favor, elucide esta nossa dúvida!
    por favor, me responda pelo email : [email protected]

    obrigadão!

    tenha um feliz 2010 e parabéns pelo seu trabalho

    Guilherme Estrella

  3. Oi minha querida;

    Adorei a idéia. Infelizmente, não trabalho mais em sala de aula, mas, adoro ver pessoas comprometidas com o ensino como voce. Acredito que tem muitas pessoas como vc, com a sua seriedade no ensino.

    Um grande bjo

  4. Belo trabalho !!! Partilhar boa idéias e materiais é sempre muito bom ! Quer conhecer o "Dedinhos Lambuzados" ? Faça-nos um visitinha e conte o que achou, sim ? Obrigada ! Bjs !

  5. Olá, já faz algum tempo que visito seu blog, e gosto muito das suas ídéias, sempre encontro o que preciso, este ano usarei com frequencia pois atuo na Ed.INF.,um gd abraço!

  6. Olá,
    Amei seu blog, tem tanta coisa linda que dá até vontade de fazer tudo e pôr na sala. Espero que continue com esta criatividade e pode ter certeza que farei a propaganda para minhas colegas.
    Abraços!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias