Presépio de Dobraduras
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Dezembro e um marco no calendário. Mesmo que o natal não seja comemorado por razões religiosas e pessoais existe certa magia no ar. O brilho invade as casas as pessoas ficam mais amáveis e felizes, a natureza vai se modificando, planos são traçados, experiencias são compartilhadas, conflitos são deixados de lado dando lugar dando lugar a situações amorosas, organizamos nossa vida e o lugar onde moramos.

E´preciso destacar a importância de respeitar as escolhas e as diversas opiniões que podem surgir na sala de aula, explicando aos alunos a diversidade religiosa que existe em nosso país e que cada religião tem suas datas comemorativas e seu jeito de comemorálas, assim como a diversidade cultural que varia de acordo com cada região. Ressalte que o que importa mesmo e o respeito mutuo e a convivência harmônica.

Passo a passo feito pelo educador e alunos:

Jose´


1- Corte um quadrado de papel lumini com 5 cm cada lado, dobre ao meio em sentido diagonal, abra-o e dobre-o na diagonal do lado oposto.
2- Abra-o e leve todas as pontas ate´o centro dos vincos, formando um novo quadrado.
3- Dobre cada uma das pontas cerca de 1 cm.
4- Corte o sulfite com o furador, de papel e pinte, para fazer os olhinhos. Cole-os na peça formada no passo anterior um pouco para baixo do centro. Com lápis de cor faça também o nariz e a boca.


5- Recorte um pedaço de papel crepom marrom 3,5 X 1 cm, torça-o ao meio e cole-o entre o nariz e a boca, para formar o bigode.
6- Recorte outro retângulo de papel 3 x 5 cme cole-o abaixo da boca, para formar a barba.
7- Com um papel crepom marrom 4 x 8 cm, faça o cabelo, moldando-o como o da foto.
8- Recorte um pedaço de papel lumini com 8cm de lado, dobre-o no meio na diagonal, abra-os e leve duas pontas antagonicas ate´o vinco feito anteriormente.

9- Repita o procedimento com as pontas antagônicas que fiam na parte inferior, formando um losango. Depois dobre um pouco a ponta superior para baixo, formando o corpo do personagem.

10- Vire a peça formada no passo anterior para trás e com a ponta para cima.
Cole a cabeça na parte superior.
11- Coloque o personagem sobre um pedaço de papel crepom vermelho com 12 cm de lado. Dobre para baixo as pontas superiores.
12- Termine de encapar o personagem, formando uma roupinha, e esta pronto. A maria e os três reis magos, são feitos da mesma forma, somente alternando as cores.

Jesus


1- Faça a manjedoura com um pedaço de papel kraft de 8,5 x 8 cm. Dobre-o ao meio no sentido do tamanho maior. Para que fique suspensos cobre as laterais cerca de 1 cm para trás.
2-
Faça o menino Jesus da mesma forma que forma que foram feitos os demais personagens, mas use um papel de 4 cm para a cabeça, outro da mesma medida para o corpo e outro de
15 x 13 cm para a roupa
.

Estrela:


1- Corte um pedaço de papel color set de 3 cm de lado, dobre-o ao meio na diagonal, abra-o e leve as pontas antagônicas laterais ate a marcação feita anteriormente.
Faça o mesmo com as duas pontas laterais, para formar um losango.

2-
Para fazer cada estrela, serão necessárias seis peças iguais a formada no passo anterior. Colocando duas peças sobre a outra, cruzadamente você terá trés peças em forma de cruz.
Cole uma sobre a outra para formar a estrela.

3-
Cole o s personagens sobre uma folha de papel lumini
para finalizar o presépio de dobraduras
.

Fonte: Revista Projetos Escolares de Ed. Infantil. Ano 5 – N° 55. On Line Editora.

“e vos renoveis no espírito do vosso entendimento, e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade.”
(Efésios 4:23,24)

4 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias