Arte Naïf
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Biografia

O termo Naïf vem do latim e quer dizer nativus, aquilo que é natural. A arte naïf, também conhecida como arte ingênua, é o estilo a que pertence a pintura de artistas sem formação acadêmica. Sem modelos os naïfs, enfocam os temas mais variados, predominando cenas da vida cotidiana (rurais e urbanas), geralmente com minunciosas descrições, detalhismo, pureza de traços, cores e formas.
Caracteriza-se, pela simplicidade e pela falta de alguns elementos presentes na arte produzidas por artistas com formação nessa área. O artista é autodidata e não se preocupa em preservar as proporções naturais das figuras representadas. Ele começa a pintar por impulso e desenvolve suas técnicas com meios próprios.
A história da pintura naïf está relacionada ao principal artista desta arte, o francês Henri Rousseau (1844-1910). Seu trabalho despertou admiração de Odilon Redon, pablo Picasso, Paul Gaguin, Robert Delaunay, e outros artistas e intelectuais da época.

Colocando em Prática:

Image Hosted by ImageShack.us

Objetivo: Valorizar a Arte Naïf identificando suas características e peculiaridades.
Tema Abordado: Arte Naïf
Áreas do Conhecimento: Educação Artística e História da Arte


Materiais:

  • tampas de caixas de sapatos
  • papel amarelo
  • retalhos de tecidos
  • cola pano
  • tinta relevo em várias cores
  • tesoura sem pontas
  • lápis

Image Hosted by ImageShack.us

Passo a passo

  1. Encape a tampa de papelão com papel amarelo, aplicando cola pano.
  2. Cole na tampa, aplicando cola pano.
  3. Decore com as tintas relevo coloridas. Deixe secar.


Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Fonte: Revista do Professor Sassá


8 respostas

  1. Nooossa também sou fã de Naif!!! Tenho uma coleção de cartões de telefones com as obras dele, simplesmente espetacular!
    Parabéns pela sensibilidade à arte.Sem contar que seu blog é um encanto!
    Feliz ano Novo!!!

  2. Greice pra simbolizar o carinho q tenho por vc e seu trabalho nos blogs ofereço-te um selinho com todo carinho, passe no meu blog e veja, bjinhos.

  3. Olá!!!Vim dar uma espiadinha!!!Está tudo lindo,como sempre né??? Gostaria de saber como eu faço pra personalizar o título do meu blog.Me disseram que tem que ser montado separado e depois colocado no blog.Fiz no power point,mas na hora de passar para o blog eu coloco no "inserir imagem" e não funciona.Me ajuda?bjos,Natália do blog Algodão Doce.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias