Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Receba as atualizações via Facebook. Just Click the Like Button Below

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Receba as atualizações via Facebook. Just Click the Like Button Below

Powered By | Blog Gadgets Via Blogger Widgets

Cursos online:

Cursos Online - Cursos 24 Horas

Seguidores

Faça sua pesquisa

Pesquisa personalizada

Receba as atualizações gratuitamente:

Deixe seu email para receber as atualizações:

Delivered by FeedBurner

terça-feira, 29 de abril de 2014

0 blogger

Hora de viajar, também é hora de aprender



Se tem um tempo em que as crianças mais aguardam chegar é sem dúvida as férias. E quando é possível combiná-las com uma viagem, a animação ganha maiores proporções. Apesar de ser um período em que é permitido não fazer nada, férias e viagens também são momentos para aprendizado, sem grandes cobranças, mas importantes para a formação pessoal.

Depois de escolher um destino para viajar com as crianças é bom se preparar para as horas da viagem, principalmente se for longa. Escolher programas que além de diversão, ofereçam a chance de conhecer mais sobre o novo lugar, de aprender sobre diversos assuntos, sem para isso ter que sentar e estudar, até porque são férias.

Durante a viagem, é bom abastecer a bolsa com livrinhos, jogos e filmes. Na maioria, carregados em um notebook ou objetos eletrônicos. Desde que suportem algumas horas para manter os pequenos ocupados e afastar o cansaço de longas horas, seja de carro, ônibus ou avião. Deixá-los confortáveis também é recomendado, como roupas e calçados leves.

Já durante os dias da viagem, muitos passeios podem ser pensados para as crianças. Visitas a zoológicos, parques, museus e exibições, tudo pode resultar em ótimas experiências e aprendizado fora da sala de aula. Assuntos como características de clima, vegetação, história, literatura, porém de forma natural, incluindo a criança nesses contextos.

Até a oportunidade de provar novas comidas e frutas típicas do local é uma forma de enxergar mais de perto uma nova cultura, diferentes regiões de um país, por exemplo. E, apesar das pizzas, sorvetes e chocolates serem os lanches preferidos ainda mais durante as férias, com um pouco de dedicação, é possível dividir o tempo entre essas refeições e oferecer um alimentação mais saudável para as crianças, até porque há mais tempo neste período e, se alimentar bem, faz parte da educação e saúde das crianças.

Vivenciar costumes locais é também uma nova visão que se abre na infância. Geralmente as viagens neste período deixam marcas para o resto da vida e fazem parte das lembranças  de muitas pessoas, e que usualmente querem, com seus próprios filhos, vivenciar novamente quando adultos. Ou fazem parte das várias estórias compartilhadas entre família e frequentemente com muitas fotos para mostrar.

Outra decisão positiva é quando, tendo possibilidade, os pais tiram férias no mesmo período que os filhos, e podem assim, usufruir de mais tempo juntos, e neste caso, mesmo que o orçamento da família não permita uma viagem, o tempo gasto e dedicado em comum, torna-se mais rico e proveitoso para ambos os lados.

O que você costuma fazer nas férias com seu filho(a)?


 Colaboração de Roberta Clarissa Leite