Plano de Aula -Trabalhando Com o Calendário
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp



Cada dia é sempre um novo dia
Conteúdo:
Grandezas e Medidas

Objetivos
– Aprender sobre o funcionamento dos números num contexto específico: o calendário;
– Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiado no calendário;
– Utilizar o calendário como forma de organizar acontecimentos e compromissos comuns ao grupo, interpretando a série numérica, compreendendo certas regularidades das medidas de tempo, como dia, mês e ano.

Conteúdos

– Utilização dos números em diferentes contextos;
– Início da medição social do tempo;
– Localização, leitura, interpretação de informação matemática em calendários.
Idade: 4 e 5 anos
Tempo estimado:
As atividades propostas aqui podem se desenvolvidas ao longo do ano, de forma sistemática: diariamente, uma vez por semana, etc.
Material necessário:
calendário tipo folhinha com uma página para cada mês
Desenvolvimento das atividades:
As crianças vêem todos os dias calendários que contem informações de uso habitual, cabe à escola ampliar e sistematizar essas experiências para que todas as crianças possam dar sentido a uma prática.

O calendário pode ser utilizado para aprender sobre o tempo, mas também como fonte de informação e pesquisa para a leitura e registro de números.

Há diferentes tipos de calendários utilizados socialmente (folhinhas anuais, mensais, semanais) que podem ser utilizados com diferentes funções na escola. As atividades a seguir estão centradas na análise do modelo mais clássico e conhecido.

Atividade 1 – apresentação do calendário: localização da data
Leve um calendário tipo folhinha para a roda do grupo. Pergunte quem tem um calendário parecido com esse em casa e como é utilizado. Explique que poderão consultá-lo em diferentes momentos: para colocar a data em alguma tarefa, para saber a dia do aniversário dos colegas, do passeio que a turma realizará ou ainda quando precisarem escrever algum número que não conheça.

Diariamente, uma das crianças (o ajudante do dia) será a responsável em localizar a data no calendário e escrevê-la na lousa para que seus colegas possam anotá-la em seus trabalhos. Inicialmente, é provável que você precise ajudar as crianças nessa tarefa, porém, é importante que progressivamente passem a realizar essa tarefa sozinhas, ganhando autonomia.

Encontrar e copiar a data, saber o dia, são atividades interessantes que acontecem ao longo do ano, no entanto, sabemos que aquilo que se faz rotineiramente perde o sentido e deixa de ser um problema para as crianças resolverem. Se você propõe, por exemplo, que a criança marque no calendário o dia de hoje com um X, no dia seguinte, para encontrar o número desejado, bastará olhar para o número que está logo depois do X. Desta forma, uma atividade que poderia ser rica e desafiadora transforma-se numa atividade mecânica que não beneficia a aprendizagem. Quando as crianças necessitam encontrar um número no calendário que não tem essas marca precisam colocar em ação diferentes procedimentos .

Atividade 2 – marcar a data de aniversário das crianças do grupo
Leve o calendário para o centro da roda e ajude as crianças a marcarem a data de aniversário de cada uma. É possível que as crianças ainda não saibam as datas de seus aniversários, portanto, é importante que você consulte previamente as ficha de matricula de cada criança ou pergunte aos os pais ou responsáveis o dia do aniversário de seu filho.

Posteriormente, monte um quadro de aniversariantes da sua classe: coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um.


Fonte: Site da Revista Nova EscolaCom o quadro pronto você pode propor questões como: – quantas crianças fazem aniversário no mês de março? –qual o mês que tem a maior quantidade de crianças fazendo aniversário?

Atividade 3 marcar e organizar as atividades e acontecimentos da rotina escolarO calendário é um instrumento importante também para organizar a rotina escolar. Novamente leve o calendário para a roda (você pode fazer essa proposta todo início de mês) e ajude as crianças a marcarem os acontecimentos e compromissos importantes do grupo para o ano, feriados, eventos organizados na escola, passeios, etc.

Atividade 4 – situações problema envolvendo a observação de características e regularidades das informações presentes no calendário
Além da utilização do calendário como instrumento organizador dos acontecimentos e atividades do grupo como, marcar compromissos importantes do grupo, averiguar que dia será o seguinte, localizar as datas de aniversários das crianças, é possível, vez por outra, utilizá-lo para para calcular durações. Por exemplo: quando se deseja saber quantos dias faltam para um passeio, para um aniversário, quantos dias terão para ensaiar uma apresentação que estão preparando ou quantos dias se passaram desde que começou o mês. Você precisará contar junto com as crianças ou colocar uma situação problema para que resolvam.

Você pode propor situações do tipo: – Quantos dias faltam para o passeio para o jardim zoológico? – Vocês já sabem que ensaiamos toda terça-feira. Então, quantos dias teremos para ensaiar a quadrilha?-Propor que seus alunos observem a lua no céu durante certo período e marquem no calendário a data em que ela muda de fase .

As atividades de plantio, como a horta, também permitem trabalhar com a idéia de tempo. Observar qual a melhor época para o plantio de cada semente, calcular quanto tempo será necessário para a planta crescer, marcar os dias de chuva e sol em função da observação do desenvolvimento da planta, fazem parte das tarefas de um agricultor.

Avaliação – confecção de um calendário para o ano seguinte
No segundo semestre, depois de já ter trabalhado todo o primeiro semestre com o calendário, você pode propor que as crianças, dividas em grupos, sejam confeccionem um calendário para o ano seguinte.

Para escolher o tema para a ilustração peça que as crianças tragam para escola diferentes calendários e analisem conjuntamente quais são as temáticas de cada um deles. A partir daí cada grupo decide qual será o tema do seu calendário.

Ao confeccionar o calendário as crianças enfrentam problemas relativos a distribuição da informação, suas características e regularidades (sete dias por semana, a quantidade de dias em cada mês, etc.). Por exemplo: Por que a tabela começa sempre com um domingo, mas nem sempre a gente coloca um número ali? Por que alguns dias são vermelhos? Quantas folhas terá o nosso calendário? Para ajudar nessa reflexão você pode propor algumas questões: os meses tem um ano? Quantos dias tem uma semana? Quantas semanas tem um mês? Quantos dias tem cada mês? Quais meses tem 30 dias e quais tem 31? E fevereiro, quantos dias tem? Quantas semanas tem um ano?

Não se esqueça de prever momentos para a produção das ilustrações de cada mês.

Calendário e atividades para imprimir:


“Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória,
por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade.”
(Salmos 115:1)

9 respostas

  1. Olá minha querida amiga, Feliz 2010.Adorei o Plano de Aula- Trabalhando Com o calendário, com certeza vai me ajudar, sim também adorei os cartazes de aniversariantes me ajudou muito. Muito obrigada amiga. Continue me mandando estas novidades.ABRAÇOSSS!!!!

  2. Gostei muito da sua sugestao p trabalhar com o calendario. Postei no meu blog suestoes p receber os alunos nos primeiros dias de aula. Da uma passadinha por la.
    Feliz 2010 p vc!
    Abracos

  3. Olá, Greice! Adorei a oportunidade de estar recebendo suas sugestões de atividades. Sou professora atuante há 23 anos e é sempre bom trabalhar com idéias novas.
    Feliz 2010!

  4. Olá linda, passando para ver as novidades e dizer que algumas das sugestões para trabalhar com Calendário eu desconhecia e estarei aplicando este ano com os pequenos. Um forte abraço e até mais.

  5. Olá linda, passando para ver as novidades e dizer que algumas das sugestões para trabalhar com Calendário eu desconhecia e estarei aplicando este ano com os pequenos. Um forte abraço e até mais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias