Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Cursos online:

Cursos Online - Cursos 24 Horas

Seguidores

Faça sua pesquisa

Pesquisa personalizada

Receba as atualizações gratuitamente:

Deixe seu email para receber as atualizações:

Delivered by FeedBurner

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

1 blogger

Eu Faço Parte do Cantinho Alternativo VII



Ola´amigos lembram do quadro "Eu faço parte do Cantinho Alternativo"?
Apresento a 1ª participação de 2010, que e´da amiga Tania Treiger, ela ja´havia participado antes com PROJETO ALIMENTOS: FRUTAS E LEGUMES.


E agora nos deixa mais uma valiosa contribuição:

Projeto luz e sombras

"Estou mandando meu último projeto luz e sombras que foi muito legal foram tiradas as idéias da Revista nova Escola e eu fui adaptando conforme o interesse das crianças.
Atividades que foram acrescentadas:
Teatro de sombras: com caixa de sapato e fantoches de papel cartão e palito
Teatro de sombras com lençol branco
Projeção de história usando o recurso de transparência
Relogio de sol- as crianças foram desenhadas no chão e a cada hora fomos verificar se as sombras permaneciam no mesmo lugar
ANEXO ESTA INDO ALGUMAS FOTOS DESSES MOMENTOS
Espero TER CONTRIBUÍDO
UM BEIJO A TODOS"


Teatro de sombras: com caixa de sapato e fantoches de papel cartão e palito:






O que o aluno poderá aprender com esta aula

• Produzir sombras utilizando fonte de luz artificial;

• Estabelecer relação entre a posição da fonte de luz e a variação no tamanho e na direção da sombra.Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O que é sombra e como a sombra é produzida.


Estratégias e recursos da aula


Introdução


Através de atividade experimental pretendemos que as crianças percebam que as sombras variam de acordo com o objeto e com a posição do foco de luz. Para isso vão produzir sombras na sala de aula, utilizando uma lanterna e figuras de objetos diferentes. Esperamos que ao final das atividades as crianças tenham entendido como e por que as sombras variam no decorrer do dia, e que sejam capazes de relacionar o conhecimento construído com outras situações do cotidiano, em uma observação realizada em casa. Entender o que é sombra auxilia, também, na compreensão da formação dos dias e das noites.


Desenvolvimento


Inicie a aula apresentando a pergunta desafio, foco da investigação da aula: Como a posição do foco de luz interfere na produção das sombras?

Levante as opiniões das crianças, sobre o problema apresentado para serem investigadas pela turma (consulte no Portal do Professor a aula das mesmas autoras: Luz e sombra).

Pergunte então as crianças que recurso poderia ser usado para verificar as opiniões.

Seria interessante que as crianças sugerissem o próprio Sol ou uma outra fonte de luz. Caso isto não ocorra, você poderá dizer que inicialmente elas irão observar as sombras, em sala, com o auxílio de uma fonte de luz artificial (a luz de uma lanterna). Em casa observarão as sombras produzidas pelo Sol, em diferentes horários do dia.


Realizando o experimento

Dentro da sala de aula


Material: duas figuras de formatos diferentes (um aviãozinho e um livro, por exemplo) e tamanhos diferentes (uma grande e uma pequena), uma fonte de luz (lanterna), uma sala escurecida, uma parede para projeção das sombras, fita adesiva, varetas (palitos de churrasco).


Como fazer


Prepare com a turma o material necessário à atividade experimental. Recorte, no papelão, as figuras do aviãozinho e do livro (uma grande e uma pequena). Prenda uma vareta em cada figura com a fita adesiva.

A seguir acenda a lanterna, escureça a sala e produza um foco de luz numa parede bem clara. Peça a uma criança que coloque, entre o foco de luz e a parede, as figuras, uma de cada vez, enquanto a turma observa. A seguir, peça que coloque a primeira figura pequena perto da lanterna e, a depois, na mesma direção, mantendo um espaço entre elas, a figura igual grande. A turma continua observando o que acontece com a sombra.


Pergunte as crianças:

- O que é preciso para produzir sombra?

- As sombras variavam de acordo com a forma das figuras? Explique.Peça às crianças que escolham uma figura. Acenda a lanterna e projete um foco de luz sobre ela na vertical (de cima para baixo).

Pergunte:

O que aconteceu com a sombra?A seguir projete o foco de luz de forma inclinada.

Pergunte:

- E agora, o que aconteceu com a sombra?

- O que foi preciso fazer para projetar sombras mais compridas?

- E mais curtas?


Professor, vale lembrar que pela manhã e à tarde, as sombras se formam em direções opostas. Isso porque o Sol parece que se movimenta do nascente para o poente durante o dia e as sombras sempre se formam em sentido oposto ao da luz. Na atividade experimental você viu que quando a luz é projetada na vertical, quase não há sombra. E que quando ela é projetada na horizontal, quanto mais inclinado estiver o foco de luz maior é a sombra. O mesmo fenômeno explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.

Professor, após a discussão proponha para a turma outras atividades usando uma fonte de luz artificial, como uma lanterna. Destacamos, dentre elas, teatro de sombras; com as mãos, formar figuras diferentes parecidas com animais; aumentar e diminuir o tamanho dos objetos aproximando-os ou afastando-os da lanterna; colocar objetos feitos de materiais diferentes (opacos, translúcidos e transparentes) e observar se eles projetam sombras; produzir sombras iguais utilizando objetos diferentes e explicar o que é necessário fazer para que isso aconteça.

Tania, parabéns pelo projeto, tenho certeza que servira´de inspiração para muitos colegas.

Caro leitor, se você também tem a sua experiência para socializar, não a deixe guardada envie para o email gp.amorin@uol.com.br. Além de ter seu trabalho exposto para os mais de mil visitantes diários, podera´ajudar a muitos professores com suas idéias.

"Filho meu, guarda as minhas palavras e conserva dentro de ti

os meus mandamentos.

(Provérbios 7:1)"