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quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

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Matemática Divertida

Assim como tudo na Educação Infantil tem a proposta de ser preparatório, o ponto de partida para trabalhar conceitos lógicos não seria diferente. Ensinar Matemática é um processo e, para que o mesmo percorra com coerência, estrutura e fundamentos, é essencial que os professores possuam uma estrutura teórico-metodológica, a fim de criarem práticas educativas que realmente desenvolvam certas competências dos pequenos aprendizes. “Não cabe mais ensinar essa matéria de forma isolada, como serventia apenas para processos de contagem, operações numéricas. É preciso associá-la a uma série de outros estímulos anteriores e necessários à criança para que ela se desenvolva intelectualmente”, explica a pedagoga Letícia Cabau.

O Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil faz alusões a esses pontos propondo o ensino da Matemática na educação da primeira infância de maneira interdisciplinar, contudo com abordagem piagetiana* (leia a baixo). A dica da especialista é, então, apostarem jogos, músicas, brincadeiras envolvendo o corpo, poemas, contação de histórias — situações que surgem em classe, tendo como foco de observação a enumeração, as relações estabelecidas entre os números, a relação entre quantidades e símbolos e as idéias das operações —, pois essas atividades favorecem o real aprendizado da Matemática. “A criança percebe os fatos por meio dos sentidos e de manipulações práticas. Por isso, o uso do material só tem significado real na prática pedagógica quando, para a criança, ele for concreto”, argumenta a pedagoga. Com base nisso, a proposta é confeccionar instrumentos de apoio, que possibilitam a ação da criança
nesse processo de produzir e reinventar, por ela mesma, o saber adquirido. Confi ra as sugestões desenvolvidas pela pedagoga e executadas pela arte-educadora Agnes Costa.

Um pouco de teoria...

* Segundo Piaget, o conhecimento lógico-matemático é uma construção do sujeito e decorre de uma necessidade; ao tentar realizar uma ação, ou encontrar uma explicação para o que ocorre,o sujeito encontra resistência na realidade (situação-problema). Para enfrentá-la, precisa modificar seus conhecimentos anteriores, pois do contrário não poderá resolver sua dificuldade. Por isso o conhecimento é um processo de criação, e não de repetição.

Sugestões:

Dedoches de Números



Molde



Jogo Caixa-Encaixa



Curiosidade
De origem grega, a palavra Matemática é a união entre “máthema” que significa “estudo”, “conhecimento”, “ciência” e deriva de manthánõ – que significa “aprender”, “estudar” –, adicionada a thica que significa “vida”. Então, podemos concluir que a Matemática, por sua etimologia, significa o estudo ou o conhecimento da vida.

Fonte: Revista Guia Pratico Para Professores de Ed. Infantil Setembro 2009 • ano 7 • n° 80 www.editoralua.com.br

"Filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas de fato e de verdade."
(1 João 3:18)