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sexta-feira, 5 de junho de 2009

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Um jogo para aprender Matemática



UM JEITO FÁCIL DE ENTENDER CONCEITOS DE SEQÜÊNCIA NUMÉRICA E DESENVOLVER A LOCALIZAÇÃO ESPACIAL

Um bom exercício de Matemática para alunos de pré-escola e 1ª série. Assim é o Abre-carta, jogo simples de entender – e de fazer. Utilizando materiais baratos como pedacinhos de MDF,
tintas plásticas e adesivos, esse passatempo educativo cumpre o importante objetivo de proporcionar às crianças pequenas a oportunidade de visualizar os conceitos numéricos, observar a seqüência dos numerais e desenvolver a localização espacial.
Como o Abre-carta permite apenas um jogador, recomenda-se a construção de vários exemplares para que, pelo menos, cada dupla tenha o seu. Essa medida evita que as crianças se impacientem enquanto esperam sua vez de brincar.
O professor pode animar a atividade propondo um campeonato do qual sairá o melhor de três partidas.
Ou acrescentar a regra de jogo simultâneo entre um pequeno grupo de competidores, em que
cada um vira uma carta em sua vez. Você pode cobrir uma carta do jogo e questionar qual
número está oculto.

Material necessário:

◗ 48 retângulos de MDF medindo 6 centímetros
de comprimento por 3,5 centímetros de largura
◗ 40 adesivos de números (quatro jogos de 1
a 10 nas cores laranja, verde, azul e amarelo)
◗ 4 adesivos de caveira com fundo nas cores
laranja, verde, azul e amarelo
◗ 4 adesivos de palhaço com fundo nas cores
laranja, verde, azul e amarelo
◗ Tintas plásticas nas cores laranja, verde,
azul e amarelo
◗ Lixa no 150 ◗ Pincel ◗ Tesoura



COMO FAZER PINTURA E COLAGEM
Lixe os retângulos para tirar
as rebarbas e as imperfeições.
Separe em quatro grupos de 12
e pinte um agrupamento de cada cor.
É preciso colorir frente e verso. Para
um bom acabamento, são necessárias
duas demãos. Espere secar. Cole os
adesivos de números e figuras
correspondentes às cores das peças.

REGRAS DO JOGO
◗ Apenas uma criança joga. Ela embaralha as peças e organiza-as em quatro fileiras horizontais de 11 colunas. As quatro restantes são colocadas num monte à parte.
◗ O jogador compra uma carta do monte. A cor de cada fileira é escolhida de modo aleatório. Se for um 3 azul, por exemplo, ele deve retirar a terceira carta da primeira fileira e colocar o 3 azul no lugar. Se a que deu lugar ao 3 azul for o 6 verde, esta deve ser colocada na sexta coluna da segunda fileira.
◗ Uma a uma, as cartas são trocadas de lugar de modo que os números fiquem na seqüência
correta e cada linha com uma cor. O palhaço ocupa sempre a última casa obedecendo à cor da fileira.
◗ Depois de viradas, as caveiras são deixadas de lado e substituídas pelas cartas do monte.
Ganha o jogo quem conseguir virar mais cartas até que apareçam as quatro caveiras.

FEITOS À MÃO
Você pode substituir os adesivos de números e figuras por escritas e desenhos utilizando
canetinha ou tinta dimensional. Para isso, use uma régua vazada ou faça à mão livre.
Crie uma embalagem para o seu novo jogo. Você pode utilizar saco plástico, garrafa PET vazia, estojo de madeira, caixa de papelão etc. E não esqueça de colocar as regras junto comas pecinhas.


Fonte: Desconhecida.

“Não temas, crê somente.”
Marcos 5.36