PABLO PICASSO
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Quase todas as crianças gostam de pintar. Algumas, quando crescem, deixam de lado os pincéis para se dedicarem a outras atividades que dão tanto prazer quanto pintar. Outras, não! Continuam a pintar mesmo quando são adultas e fazem da pintura a grande obra de sua vida. Pablo Picasso foi uma dessas crianças.

Talentoso desde criança, aos 14 anos, Picasso já tinha pintado obras realistas.

Ele nasceu há muitos anos atrás, em 1881, na cidade de Málaga, na Espanha. Quando cresceu, tornou-se um dos principais pintores do século XX.

Picasso gostava de pintar sobre o mundo fantástico dos sonhos, pesadelos e a imaginação.

Sua obra passou por fases que estavam relacionadas a como ele se sentia em determinado momento de sua vida. Numa época em que se encontrava bastante triste, sua obra expressava a solidão e o desespero. Usava em suas pinturas várias tonalidades de azul e, por isso, esse período de sua obra, que durou de 1901 a 1904, é conhecido como a fase azul. De 1904 a 1906 um novo estilo surgiu. Picasso passou a usar cores mais vivas e tinha como tema de suas pinturas, freqüentemente, as cenas de circo. A partir de 1906, passou a pintar grandes figuras. Suas obras de 1907, As Moças de Avignon, são muito importantes na história da arte. Da imagem das cinco monstruosas moças, com rostos que mais parecem máscaras, surgiu o estilo conhecido pelo nome de cubismo.


Objetivos:
Reconhecer o artista e desenvolver através da arte de Picasso a reinvenção do real.

Materiais:

  • papelão
  • tinta acrílica nas cores: amarelo, branco, laranja, verde, violeta, lilás e preto
  • pincel largo de cerdas macias
  • tesouras sem ponta
  • lápis
  • molde

Os pintores cubistas procuram decompor os objetos até as formas básicas de cubos, esferas, cilindros e cones. Começavam com um objeto, como uma mesa, por exemplo, e passo a passo, pegavam pequenas partes e modificavam suas formas e cores.
Depois, as reagrupavam. O resultado era um objeto muito interessante, bem diferente do formato original. A criatividade sempre esteve presente na obra desse grande pintor!


“Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas há aquelas que transformam de uma simples mancha amarela o próprio sol.”
Pablo Picasso

Fontes: Revista do Professor Sassá – N. 15
redescola.com.br

“Se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta,
entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo.”

Apocalipse 3:20


5 respostas

  1. Oi minha querida amiga!
    Fiquei imensamente feliz com a sua visita ao meu cantinho. Consegui fazer uma caixinha link me – não é sofisticada, mas depois de muito pesquisar consegui!
    E não tem nada que estar se desculpando, pois sei o quanto és ocupada! Maaaass, será uma honra muito grande ter uma caixinha e cabeçalho feitos por você.
    Vocé sempre será especial para mim!
    Beijinhos!
    Olímpia♥

  2. Estou muito feliz pelo 1º aniversário do Ensinando e Aprendendo completado em 25/05.
    Devo essa conquista a você que me visita diariamente. Você faz parte dessa história. Todas as coisas contribuíram para o crescimento: os elogios, as críticas, os conselhos, os puxões de orelha, os comentários…
    Mas acima de tudo a Deus toda honra e glória.
    “Porque dele, e por ele, e para ele são todas as coisas. Glória, pois a ele eternamente". Romanos 11.36

    No sábado, 30/05, a partir das 9h, será servido um delicioso café da manhã a todos os amigos e, neste dia, juntos agradeceremos a Deus todas as bênçãos recebidas no decorrer deste 1 ano.
    Muitos beijos docinhos e até sábado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias