Folclore Brasileiro
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Telegram
WhatsApp

Mil “Brasis” em um só

Nosso país a sofreu influência dos indígenas que aqui habitavam, dos Europeus, africanos e em menor escala dos orientais em sua formação cultural. Os costumes de cada um desses povos se misturaram e se adaptaram às características de cada região do Brasil. O clima, a vegetação, o relevo os hábitos e a história da população nativa fizeram surgir as figuras típicas que podemos ver no mapa:

Image Hosted by ImageShack.us

Origem da Palavra Folclore

O folclore é comemorado no dia 22 de agosto, data em que a palavra foi escrita pela primeira vez, em 1846, pelo inglês William John Thoms. Sua intenção foi empregá-la para identificar o estudo sobre os costumes dos povos antigos. Em inglês, “folk” significa povo e “lore”, saber ou ciência, portanto “folclore” quer dizer sabedoria popular. Hoje, o termo se adaptou e ganhou um significado mais amplo.

Image Hosted by ImageShack.us

Iara é uma lenda indígena:

Ela é uma linda sereia que vive no rio Amazonas, sua pele é morena, possui cabelos longos, negros e olhos castanhos.
A Iara costuma tomar banho nos rios e cantar uma melodia irresistível, desta forma os homens que a vêem não conseguem resistir aos seus desejos e pulam dentro do rio. Ela tem o poder de cegar quem a admira e levar para o fundo do rio qualquer homem que ela desejar se casar.
Os índios acreditam tanto no poder da Iara que evitam passar perto dos lagos ao entardecer.

Segundo a lenda, Iara era uma índia guerreira, a melhor da tribo e recebia muitos elogios do seu pai que era pajé.
Os irmãos de Iara tinham muita inveja, resolveram matá-la à noite enquanto dormia. Iara que possuía um ouvido bastante aguçado, os escutou e os matou.
Com medo da reação de seu pai, Iara fugiu. Seu pai, o pajé da tribo, realizou uma busca implacável e conseguiu encontrá-la, como punição pelas mortes a jogou no encontro dos Rios Negro e Solimões, alguns peixes levaram a moça até a superfície e a transformaram em uma linda sereia.

Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us
Image Hosted by ImageShack.us

Fonte: Revista Projetos Educativos (especial folclore).

Compare os preços dos livros sobre folclore:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sobre mim

Olá eu sou a Professora Greice Amorim, formada em pedagogia com especialização em psicopedagoga.
Sou professora de Ed. Infantil e Fundamental I a mais de 20 anos. Aqui você encontrará sugestões, ideias e atividades para trabalhar de forma lúdica e criativa. Também tenho um canal no YouTube com o mesmo nome do blog, com muitos vídeos para professores, pais e alunos.

Categorias